O que falar na primeira sessão
- psicologosalba
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O que vou falar com a psicóloga? Tem algum tema que seja mais importante de abordar do que outro? Devo chorar? Será que ela vai me fazer chorar? Será mesmo que ela pode me ajudar? Será que eu não vou acabar falando um monte de coisa idiota e sem sentido nenhum?
Perguntas como essas ocupam a mente de muitas pessoas quando elas pensam em agendar uma sessão de psicoterapia, principalmente daquelas que nunca estiveram diante de uma terapeuta. Por isso, nós da Alba resolvemos compartilhar quais perguntas faremos para você na nossa primeira sessão e expor o que nós terapeutas esperamos do nosso primeiro encontro.
Impossível não iniciar essa ‘conversa’ com algumas afirmações: você é bem-vinda, nós somos humanas e acolhemos sua humanidade por inteiro, nós estamos aqui para te ouvir e queremos te apoiar da melhor forma que conseguirmos. 🧡
É importante que você encontre acolhimento na sua primeira sessão, por isso, nós terapeutas abrimos beeeeem o peito, os olhos e os ouvidos quando estamos diante de uma pessoa em terapia para abraçar, buscar entender e ouvir o que a traz diante de nós. Não tem algo que seja certo ou errado de falar, não tem um tema que seja mais importante. Você está livre para usar o espaço da terapia para falar do que quiser e ser quem você é. E é claro que nós, psis, vamos direcionar a conversa e fazer perguntas, mas tentando não tirar o espaço de fala que é seu!
Além de acolher, a psicóloga começará a montar na “cachola” dela o grande quebra-cabeça da sua história de vida e das dificuldades que você já passou, e as que ainda enfrenta. É assim que se inicia a proposta de como a terapia pode lhe ajudar e por quais caminhos nós podemos passar. Nós tentaremos separar um tempo no primeiro encontro para compartilhar nossas primeiras impressões e propostas para sua jornada terapêutica.
Por fim, as perguntas mais prováveis serão: como você está? O que lhe trouxe para a terapia? Como você espera que eu lhe ajude? Você já fez terapia antes? Você tem alguma dúvida? Não nessa ordem, e nada tão rígido.
Pode ser ainda que perguntemos: como você se sente ao falar disso comigo? Você já falou disso com alguém? O que você achou do nosso primeiro encontro? Mais uma vez, não tem um script certo, deixemos que a sessão aconteça.
Você tem alguma outra dúvida sobre a primeira sessão? Fale com a gente, ou agende um papo, ficaremos felizes em receber você. 😀