Ah o amor! E os desafios!
- psicologosalba
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O desafio do relacionamento
Se existe um grande desafio na vida, nós diríamos que este se chama relacionamento.
Nos relacionamos o tempo todo, desde que nascemos. Pais, irmãos, amigos, colegas de escola, professores, colegas de trabalho, namorados, filhos, prestadores de serviço, enfim. Estamos interagindo a todo momento.
Neste texto, buscamos abordar um dos tipos de relacionamento - o amoroso. 😻
Decidir compartilhar a vida com alguém não é das decisões mais fáceis, requer coragem e paciência. E por quê? Um relacionamento a dois é sinônimo da coexistência de duas histórias de vida diferentes, únicas e exclusivas.
Cada pessoinha possui experiências, hábitos, valores, convicções, sonhos, e até rotinas muito particulares que, ao se juntarem, passam a serem compartilhadas.
Relacionar-se exige habilidades pessoais muito importantes como autoconhecimento, empatia, assertividade… Também é preciso compreender o outro, reconhecendo e acolhendo seus limites.
É evidente que relacionamentos exigem maturidade emocional, sendo assim, para se relacionar bem com o outro, antes é preciso estabelecer uma relação íntegra e saudável consigo mesmo. ✔
Mas como encarar este desafio?
Avalie se está preparado para unir e dividir histórias (sua e do outro). Estar junto exige o exercício diário de entrega e recebimento. É preciso entregar amor, respeito, carinho à sua maneira e receber tudo isso do jeito que o outro souber dar.
Esteja atento aos combinados feitos nesta relação e como estão sendo cumpridos. E mais do que isso, como eles serão conversados em caso de desagrado. Uma boa comunicação é a chave para resolver conflitos de forma eficaz!
Buscar terapia de casal é uma boa opção para entender o que está acontecendo e traçar objetivos em prol da melhora da relação.
Juntos e com o auxílio de um terapeuta, muitos fatores serão discutidos e repensados. Ofereça esta possibilidade para seu companheiro, uma decisão bem pensada oferece menos riscos.
Embora difícil e exigente, a prática do amor é o que mais une nossas relações. Esteja atento! 😉
Repense todos os dias o modo como tem amado. Entregue-se e compartilhe! E se precisar de ajuda, conte conosco!





