Ansiedade: de onde vem? O que come? Como sobreviver a ela?
- psicologosalba
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Você se considera uma pessoa ansiosa? Você já ouviu alguém dizer que sofre de ansiedade? É bastante comum, em nossa sociedade, falar da ansiedade como algo ruim e confundir essa emoção com um transtorno psicológico que algumas pessoas têm e outras não.
Na verdade, a ansiedade é uma resposta natural do corpo humano, o que significa dizer que todos nós sentimos ansiedade. Pense um pouco sobre isso: você, seu vizinho, o padeiro, sua mãe, seu gestor, o papa, sua professora de yoga, sua psicóloga, enfim, todas as pessoas do mundo sentem ansiedade.
É completamente normal e esperado dos seres humanos, não sendo uma manifestação exclusiva que só algumas pessoas têm. É claro que diferentes pessoas encaram essa emoção de formas diversas quando ela aparece. E é aí que mora o desafio: lidar com a ansiedade. ✅
Eu quis começar esse texto (mais um texto de uma psicóloga explicando a ansiedade, ó céus!) falando que a ansiedade é algo natural justamente porque esse pode ser um primeiro passo para lidarmos melhor com ela: entender que a ansiedade nos visita frequentemente, e não é à toa, e ela visita a todos nós.
Essa emoção aparece sempre que lidamos com situações desafiadoras ou que entendemos como ameaça. É como se seu organismo tivesse um poderoso recurso de sobrevivência que já vem instalado de fábrica (olha que maravilha!): um detector super potente de ameaças com lança chamas de energia! 🔥
A qualquer sinal de perigo ou desafio, BINGO!, ansiedade entra em jogo para lhe ajudar a lutar ou fugir. Terá entrevista de emprego? Opa, espera só pra ver como a ansiedade vira parceira rsrs. Primeiro encontro com aquela gata do Tinder? Já pode já preparar a mesa para quatro lugares: você, a mina e as ansiedades de vocês lá “tudo junto e misturado”.
E é claro que lendo isso tudo, sua mente incrível já deve estar me questionando: “mas teve um dia que ansiedade veio do nada! Por que é que eu fiquei ansiosa?”. Pois bem, cabe aí olhar com calma: a ansiedade não nos visita sem razão nenhuma. Lembra que eu falei que temos um detector potente? Você pode não ter entendido, mas seu detector entendeu.
Antes que a ansiedade aumente só de ler esse texto, lembre-se: a ansiedade vem e vai. É normal que ela lhe visite. A terapia pode lhe ajudar a assumir uma postura de abertura livre de julgamentos quando essa visita acontece: isso é o que nomeamos de aceitação. Se quiser saber mais sobre como lidar com a ansiedade e desenvolver a aceitação, não deixe de falar com uma psi. 😌





